Começando a Surfar: Tudo o Que Você Precisa Saber
Se você está pensando em pegar suas primeiras ondas, parabéns! O surf é muito mais do que um esporte — é um estilo de vida que traz conexão Deus e com o mar, diversão e uma sensação de liberdade sem igual. Para te ajudar nessa jornada, preparamos um guia completo com dicas essenciais para quem está começando.
1. Importância da Escolinha de Surf
Começar com um(a) professor(a) de surf vai acelerar significativamente seu progresso e garantir mais segurança. Instrutores qualificados não apenas ensinam técnicas fundamentais, como a remada e a levantada, mas também ajudam a interpretar as condições do mar e orientam sobre boas práticas de segurança. Busque indicações de boas escolinhas de surf perto da sua casa.
Benefícios:
- Feedback imediato para corrigir erros.
- Orientação personalizada com base no seu nível.
- Redução do risco de acidentes.
Se puder, invista em aulas com instrutores qualificados. Eles vão te ajudar a desenvolver uma base sólida e construir confiança nas ondas.
Dica:
No Rio de Janeiro indicamos instrutores sérios e experientes:
- Recreio dos Bandeirantes e Praia da Macumba: Marcelinho Personal Surf - Contato:(21)99580-7255
- Barra da Tijuca: Pedro Bento Professurf - Contato: (21) 99555-0922
2. Encontre a Praia Ideal
Nem todas as praias são indicadas para quem está começando. Prefira locais com ondas pequenas e formações mais suaves. Isso facilita a aprendizagem e reduz riscos. Geralmente as melhores praias para iniciantes possuem uma grande oferta de escolinhas de surf. Faça uma pesquisa na sua região.
Dica:
Evite praias com muitos surfistas experientes ou com fortes correntezas.
No Rio, praias como Arpoador, Barra da Tijuca (Posto 3 ao 5), Canto do Recreio e Macumba são maravilhosas para quem pretende iniciar.
3. Escolha o equipamento certo
- Prancha: Para iniciantes, o ideal é começar com uma prancha maior e mais flutuante, como uma softboard, uma funboard ou até mesmo uma longboard. Essas pranchas oferecem mais estabilidade, tornando mais fácil pegar ondas e se equilibrar. Geralmente as ecolas de surf já tem incluso no pacote o aluguel da prancha.
- Leash ou strep: Use uma cordinha (leash) para manter a prancha presa ao seu pé e evitar que ela se afaste. É um equipamento indispensável para segurança dos surfistas e banhistas.
- Roupas adequadas: As chamadas surfsuits são importantíssimas na vida do surfista! Opte sempre por garantir roupas de qualidade, que sejam duráveis, tenham proteção UV, elasticidade e que proporcionem uma experiência única durante o surf, mantendo a performance dos movimentos e o surfista protegido. Em locais com águas mais geladas é importante investir em uma roupa de neoprane, para proteção térmica. Na Yvii você encontra maiôs, short john e lycras feitos com as nossas poliamidas super e mega espessas, que além da proteção UV oferecem proteção térmica, pois não gelam na água, sem perder a flexibilidade e conforto. Confira no site!
Dica:
Primeiro aprenda a surfar na escolinha, se possível experimente pranchas de tamanhos variados, analise qual o seu estilo e para qual modalidade deseja ir (pranchinha, funboard ou longboard) e peça orientação para seu instrutor ou para amigos que já possuem experiência no surf. Vale pesquisar quais são os shapers (profissionais que laminam as pranchas) da sua região e buscar indicações de quem já fez prancha com eles.
4. Entenda a Previsão do Mar
Aprender a ler previsões é fundamental para saber quando é seguro e produtivo surfar. Fique atento às seguintes condições:
- Tamanho das ondas: Comece com ondas de até 1 metro.
- Período: Ondas com períodos acima de 8 segundos são melhores.
- Direção do vento: Prefira ventos offshore (vindos da terra para o mar).
Dica:
Existes sites, como o surfguru que mostram a previsão do mar. Principalmente se estiver sem professor, não se arrisque em mares muito grandes.
5. Aprenda as regras de segurança
- Respeite as regras de prioridade no mar (quem está mais perto da onda tem preferência).
- Evite surfar em áreas com muitos banhistas.
- Conheça o local onde vai surfar, incluindo correntes, rochas e outros perigos.
- Nunca surfe sozinho.
- Evite remar em direção a outros surfistas.
6. Treine em Terra Firme
Antes de entrar no mar, pratique em terra firme:
- Remada: Simule o movimento de remada deitado na prancha.
- Levantada: Treine o movimento rápido para ficar em pé.
- Equilíbrio: Exercícios de equilíbrio ajudam muito.
7. Fortaleça o Corpo
O surf exige preparação física. Invista em:
- Exercícios de cardio: Para melhorar a resistência.
- Treino de força: Focado em braços, costas e abdômen.
- Alongamentos: Para prevenir lesões e melhorar a flexibilidade.
8. Pratique regularmente
A consistência é a chave para melhorar. Quanto mais você praticar, mais confiança e habilidade ganhará.
9. Não deixe que os paradigmas te travem
- Não deixe que ninguém te rotule, pela idade ou como está o seu corpo agora! - Não existe idade ou peso certo para começar a surfar. Se é o seu sonho, não o desperdice por conta da opinião dos outros! É claro, sempre com calma e levando em consideração as suas limitações.
- Cuide da sua mente: No surf, a mente é tão importante quanto o físico. Treine seu foco e controle emocional para não travar diante dos desafios. Mantenha consciência plena dos seus atos dentro d'água. Não permita que o medo tome o controle em situações difíceis — respire fundo, confie em você mesmo e mantenha a mente no momento presente. Esteja sempre concentrado na execução dos movimentos, com calma e determinação.
10. Seja Paciente e Divirta-se
No começo, pode parecer difícil pegar ondas, mas não desista! Aproveite cada sessão como uma oportunidade de aprendizado e diversão.
O surf é um esporte desafiador, mas também muito gratificante. Aproveite o processo e curta o contato com a natureza.
Com tempo e dedicação, você vai evoluir e pegar ondas cada vez maiores e melhores. Boa sorte! 🏄♂️
Dica Final:
Se puder, invista em aulas com instrutores qualificados. Eles vão acelerar seu progresso e garantir mais segurança.
Agora é só pegar a prancha e ir para o mar! Nos vemos na próxima onda!
Mergulhe, Movimente-se e Viva!